engenharia genetica
Os produtos geneticamente modificados
1. Introdução
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre produtos geneticamente modificados, buscando esclarecer quais são esses produtos e qual é a posição governamental brasileira e internacional sobre estes produtos.
Muitos produtos industrializados possuem como matéria prima farelo de soja, que é o principal alimento modificado geneticamente. Entre os alimentos transgênicos existentes no Brasil, a soja é utilizada como ingrediente de vários tipos de alimentos, como o óleo de soja, leite de soja, entre outros. O milho transgênico ainda não foi liberado para produção e consumo no Brasil. Outro produto que possui transgênico em sua fórmula é o queijo. Para fermentar o leite e transformá-lo em queijo, os laticínios utilizam uma enzima produzida por uma bactéria, essas enzimas são isoladas e depois colocadas no leite para coagulá-lo e produzir o queijo. A canola produzida no Canadá e importada pelo Brasil também é transgênica, sendo utilizada para a produção de óleo de cozinha. Neste caso, no entanto, nós não consumimos os transgênicos, pois durante o refinamento, as proteínas transgênicas são eliminadas do produto. No Brasil, os únicos transgênicos que já foram encontrados ilegalmente plantados foram a soja e o milho. Recentemente, o algodão transgênico, que não é uma planta usada na alimentação humana, vem tomando espaço no noticiário. Além destes produtos, temos outros transgênicos, não menos importantes, destacando-se o tomate, moranga, feijão de soja, batata, colza e arroz.
Destacam-se também os animais transgênicos, produzidos para serem utilizados em pesquisas laboratoriais e para a produção de proteínas e outras substâncias, tais como hormônios.
Em relação aos transgênicos, existem leis a serem cumpridas para a produção dos mesmos. O presente trabalho relaciona a legislação Brasileira, com a legislação da União Européia e Estados Unidos.
2.