engenharia genética
Com o surgimento da Engenharia genética o homem passou a ter a possiblidade de conhecer nossos genes e estabelecer sua função dentro do nosso organismo, passando a poder intervir e utilizar suas técnicas em diagnósticos de inúmeras doenças e até uma possível prevenção ou controle da doença através de técnicas onde o DNA pode ser isolado e os genes purificados, sendo feita a reparação dos erros.
Também através de outras técnicas a genética permite escolher o sexo dos filhos e conhecer minuciosamente os embriões. Segundo Barth (2005), estudos do projeto genoma abriram caminho para o domínio humano nas áreas de transmissão de herança genética e sistema nervoso e na área da reprodução.
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da engenharia na prevenção de doenças e escolha do sexo dos filhos
Material e Métodos
Este trabalho faz parte do processo avaliativo da disciplina de Genética II do Curso de
Ciências Biológicas da Unicruz. Foram utilizados artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. A pesquisa ocorreu entre setembro e outubro de 2010.
Resultados e Discussão
O gene é uma porção da molécula do DNA, formada por duas longas cadeias em forma de espiral, onde se encontra a informação genética, que é o conjunto de genes de uma célula, chamado de genoma. A Engenharia genética compreende então a produção de novas combinações de material hereditário, a transferência de material genético de um ser vivo para outro, resultando em uma
modificação