engenharia genetica
O que é a ciência da genética? Muito simplificadamente, é o estudo de dois tópicos principais, herança e variação. A herança é causa das semelhanças entre indivíduos. Esta é a razão pela qual irmãos e irmãs com os mesmos pais assemelham-se uns aos outros. Variação é a causa das diferenças entre indivíduos. É por esse motivo que irmãos e irmãs que realmente se assemelham uns aos outros ainda são indivíduos únicos. A ciência da genética tenta explicar o mecanismo e a base tanto para as semelhanças quanto para as diferenças entre indivíduos aparentados.
Alem do mecanismo de herança e variação, a genética também abrange outros assuntos interessantes.A explicação para a tremenda variação encontrada em todas as formas de vida é uma das principais questões que cuida a genética . Essa variação fornece a matéria prima na qual agem o processo de especiação. Outra área de interesse dos geneticistas é o desenvolvimento: Todos os organismos começam seu ciclo vital como uma só célula, mas nas formas multicelulares está única célula origina o organismo multicelular complexo, contendo numerosos tipos de células. Como ocorre este processo de desenvolvimento é uma das principais questões em genética.
A Revolução Genética
A revolução genética esta saindo do laboratório e entrando na vida cotidiana. Já lhe afetou de alguma forma?Considere só:
Atualmente bactérias geneticamente modificadas podem produzir em abundancia valiosas drogas medicamentosas, tais como a insulina, o hormônio de crescimento humano e uma vacina para a hepatite-B.
Nos Estados Unidos, iniciaram-se experiências clinicas com duas vacinas em potencial contra a AIDS, ambas criadas através da genética.
Tornaram-se possíveis alguns testes pré-natais de numerosas doenças herdadas, uma vez que se encontram no ADN ( DNA) humano marcadores para tais doenças. Introduzi-se um teste pré – natal altamente sensível e muito rápido para a anemia falciforme.
Os verdadeiros genes que