Engenharia elétrica
Atividade Estruturada – Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral
Respostas
Atividade 1:
É uma expressão onde aparece um valor desconhecido, que muitas vezes é chamado de x. Esse valor aparece com expoente 1 (que não é colocado). Por exemplo:
x + 7 = 18
Neste caso x tem que ser igual a 11 para que a expressão se torne verdadeira.
Usamos equações de primeiro grau naturalmente e sem o saber, quando fazemos qualquer conta em que precisamos calcular um valor desconhecido.
Por exemplo. Tenho R$50,00 em meu bolso. Ana me deu R$ 23,00 ontem. Quanto eu tinha antes?
Montando a expressão temos:
x + 23 = 50
Então x = 50 - 23 e daí x = 27
Claro que, nos casos mais simples fazemos tais contas de cabeça. A teoria sobre equações existe para resolvermos casos mais complexos, tais como 3x - 4 = 5x - 8, por exemplo.
Atividade 2:
Você já deve ter estado na beira de um rio ou de um lago e atirado uma pedra para o centro da água, você pode descrever a trajetória do movimento da pedra? Veja se a trajetória da pedra que você atira ao centro do lago se parece com a que aparece nas seguintes simulações:
Atividade 3:
Em estatística, por exemplo. Calculamos os desvios de cada elemento em relação à média e elevamos ao quadrado. Porque? Para obter o desvio total em módulo. Uma soma algébrica daria soma ZERO, evidentemente!
Em eletricidade, outro exemplo. Em sistemas de CA calculamos os vetores de Potência Ativa, Reativa e Aparente com álgebra de número complexos. O Módulo do vetor é usado nas medidas elétricas.
Na física se você calcula a velocidade de um móvel que se desloca no sentido negativo do eixo das abscissas obtém, p. ex. -3m/s. Na verdade a velocidade é 3m/s.
Exemplo Gráfico:
Atividade 4:
Em quase todas as áreas de conhecimento:
Biologia: O crescimento de qualquer espécie de uma população em um determinado meio resulta em uma equação exponencial,