Engenharia eletrica
Campus Juazeiro
Laboratório de circuitos elétricos II
Teorema de Norton.
Juazeiro - BA
17/10/2008
Objetivos
A prática proposta teve como objetivo a análise do Teorema de Norton comparado os resultados obtidos através de cálculos teóricos, medição experimental e simulação computacional usando o software Proteus. .
Introdução teórica
Aproximadamente 43 anos depois de publicado o Teorema de Thevenin um outro teorema similar foi proposto, esse teorema foi batizado de Teorema de Norton em homenagem ao engenheiro americano E. L. Norton. O Teorema de Norton estabelece que um circuito linear de dois terminais (figura a) pode ser substituída por um circuito equivalente constituído por uma fonte de corrente In em paralelo com um resistor RN onde IN é a corrente de curto-circuito através dos terminais e RN é a resistência de entrada ou equivalente aos terminais quando as fontes independentes são desligadas (figura b).
[pic]
Para encontrar a corrente de IN de Norton é necessário que seja determinado a corrente de curto-circuito que flui do terminal a para o terminal b no circuito da figura abaixo.
[pic]
Com relação às resistências existe uma proximidade entre os Teoremas de Norton e Thevenin onde RTh = RN, essa igualdade determina a relação
IN = VTh / RTh
Isto é essencialmente uma transformação de fonte. Por esta razão, a transformação, de fontes é geralmente chamada de transformação Thevenin-Norton.
Procedimentos Experimentais
Inicialmente foi conectado as fontes de alimentação de +5V na placa analógica AB85, posteriormente foi calculado o valor pratico da corrente equivalente de Norton IN, para isso conectamos a fonte de +5V na soquete a e medimos através de um amperímetro a corrente que circula enrte os pontos b e ground. Esse é o valor da corrente de Norton. Para calcular a resistência