engenharia do produto
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Definição de Produto Uma definição restrita da palavra produto enfoca as características físicas ou funcionais de um bem ou serviço. Exemplo: Um aparelho de videocassete é uma caixa retangular de metal e plástico com fios para interligá-lo ao televisor, acompanhado de uma série de fitas especiais para gravação e reprodução. É um agregado de atributos físicos, simbólicos e de serviço, concebidos para aumentar a satisfação desejada pelo consumidor. Divide-se em: •Produtos de consumo: são destinados para o uso pelo consumidor final. •Produtos empresariais (também chamados produtos industriais ou organizacionais): são usados direta ou indiretamente para produzir outros produtos para revenda.
Tipos de Produto de Consumo •Produto não procurado: Aquele no qual o consumidor ainda não reconheceu uma necessidade. Ex: Seguros de vida e serviços funerários. •Produto de Conveniência: Bens e serviços que o consumidor deseja comprar com freqüência, de forma imediata, e com um mínimo de esforço. Divide-se em:
Itens Básicos – Leite, pão, chicletes;
Itens de Impulso – Cigarro, bebidas alcoólicas;
Itens de Emergência – Remédios. •Produto de Compra Comparada: São adquiridos somente depois que o consumidor fez comparações dos produtos concorrentes, em lojas concorrentes, com base em aspectos tais como preço, qualidade, estilo e cor. Ex: Roupas, móveis, eletrodomésticos. •Produto de Especialidade: possuem características singulares que fazem com que o comprador as valorize determinadas marcas. Os compradores estão bem cientes daquilo que querem e dispostos a fazer uni esforço especial para obtê-los, recusando-se a aceitar substitutos. Ex: Rolex, Rolls-Royce.
Tipos de Produtos Empresariais
Instalações – Grandes maquinários (Forno)
Equipamento Acessório – Máquinas menores
Peças e Materiais Componentes – Bateria de automóvel
Matérias-Primas – produtos agrícolas
Suprimentos –