Engenharia didatica
São dois os criadores da óptica geométrica: René Descartes e Carl Friedrich Gauss.
René Descartes: Filósofo e matemático Francês, considerado um dos fundadores da filosofia moderna. Aos oito anos estudou línguas clássicas, lógica, ética, matemática, física e metafísica. Desde logo impressionou seus mestres pela profundidade e independência de caráter e pela insistência em não aceitar sem reflexão s ensinamentos e opiniões recebidos. Aos 17 anos, já havia aprendido tudo que, em seu tempo, era ensinado nas escolas. A partir de 1612, pouco se sabe o que fez, isso até 1618, quando saiu da França. Entre 1619 e 1620, é que deve ter tido a intuição da geometria analítica e de um novo método para a organização de sua filosofia. Escreveu a maioria de suas obras na Holanda. Em 1650 faleceu na cidade de Estocolmo, na Suécia.
Sua filosofia esforça-se em suma, por conciliar a religião e a ciência, sofrendo a influencia da ideologia burguesa do século XVII, que refletia, ao lado das tendências progressistas da classe em ascenção na França, o temor das massas populares. Foi Descartes o fundador da Geometria Analítica.
Em sua física, sustentava que a natureza é um conjunto de partículas materiais. A essência da matéria seria a extensão e o movimento do mundo material eterno, desenvolvendo-se de acordo com as leis da mecânica.
Suas principais Obras fora: Regras para a Direção do Espírito, o Tratado do Homem (1628); e O Mundo ou Tratado da Luz (1633); Discurso do Método (1637); Meditações sobre a Filosofia Primeira (1641), Princípios da Filosofia (1644).
Gauss, Carl Friedrich: como expressões do reconhecimento de suas importantes contribuições para a fisica e a matemática moderna, o alemão Gauss, matemático, físico e astronomo, teve seu nome utilizado para designar uma unidade de medida magnética e uma conhecida lei de probabilidade, definida graficamente por