Engenharia de valor
Engenharia de valor é um sistema usado pra solucionar problemas através do uso de um conjunto específico de técnicas, um conjunto de conhecimentos e um grupo de pessoas especializadas. É um ponto de vista criativo e organizado que tem como propósito a identificação e remoção de custos desnecessários. Valor de Custo: representa a soma de custos de mão-de-obra, matéria prima, despesas gerais e outros esforços para o nosso tipo de construção; Valor de Uso: é representado pela utilidade do nosso bem/serviço para o uso esperado; Valor de Estima: representado pelos aspectos que visamos dotar o nosso produto, como beleza, aparência, status, etc.; Valor de Troca: como sendo a quantidade de dinheiro que equivale a "troca" do nosso produto no mercado. O valor econômico pode ser representado pela seguinte relação:
Valor = (Valor de uso + Valor de Estima + Valor de Troca) / Valor de Custo Toda função deve ser descrita através da soma do verbo mais o substantivo. As funções de uso e estima empregam diferentes tipos de verbos e substantivos, evitando o emprego dos verbos ser, estar, ter e haver porque eles não indicam função e sim propriedades.
VERBOS→ SUBSTANTIVOS
● Reduzir→Custos
(Utilizando materiais sustentaveis obtem-se uma redução de custo de até 50%)
● Evitar→Desperdícios
(Em qualquer empresa a redução de desperdícios é essencial pra uma redução de custos)
● Ganhar→Tempo
(Uma obra que dura em média 5 meses pode ficar pronta em até 45 dias com recursos sustentáveis)
● Agregar→Valor
(Não só o uso de materiais sustentáveis mas também o uso de novas tecnologias destacando-se como um diferencial no mercado)
● Apresentar→Forma
(Construções de metal como as de contêineres possibilitam uma infinidade de "combinações", proporcionando ambientes agradáveis e únicos)
● Satisfazer/Surpeender→o cliente
(Surpreender com uma construção que oferece muito a mais do