Engenharia de produção e bolsa de valores
PRIMEIRA PARTE
1 – O ENSINO ESPIRITA PARA A CRIANÇA
PONTOS ESSENCIAIS DO ENSINO ESPÍRITA
“Sem embargo, o Espiritismo apresenta-se numa abrangência que merece consideração. Não se atém a qualquer faccionismo, porque busca abrir a mente ao conhecimento geral sobre a vida, suas causas e manifestações, sua finalidade e conduta. Evolve com o pensamento e não se detém em colocação dogmática alguma, desde que os seus postulados básicos são o suporte para o futuro desdobramento que mais segurança propiciem aos seus adeptos.
Vianna de Carvalho ( Diversos Espíritos, Seara do bem, p. 62).
a) DEUS
“ Não há efeito sem causa, disse Allan Kardec, e todo efeito inteligente tem forçosamente uma causa inteligente.” Eis o princípio sobre o qual repousa o Espiritismo inteiro. Esse princípio, quando o aplicamos às manifestações de Além-Túmulo, demonstra a existência dos Espíritos. Aplicado, ao estudo do mundo e das leis universais, demonstra a existência de uma causa inteligente no Universo. Eis porque a existência de Deus constitui um dos pontos essências do ensino espírita. Acrescento que é inseparável do resto desse ensino, porque, neste último, tudo se liga, tudo se coordena e se encadeia. “ [...] .
(Léon Denis, O grande enigma, 8 ed., p. 71).
b) JESUS
“[...] a obra definitiva do Espiritismo é da edificação da consciência profunda no Evangelho de Jesus Cristo.”
(Emmanuel, O consolador, 15 ed., perg.219).
c) AUTO-EVANGELIZAÇÃO
“[...] para iluminação do íntimo, só tendes no mundo o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar. [...].
Só o trabalho de auto-evangelização, porém, é firme e imperecível. Só o esforço individual no Evangelho de Jesus pode iluminar, engrandecer e redimir o espírito, porquanto, depois de vossa edificação com o exemplo do Mestre, alcançareis aquela verdade que vos fará livres.”
d) ASSOCIAR KARDEC A JESUS
“Jamais esquecer de associar Kardec ao Cristo