Engenharia De Software 2 Bim
Engenharia de Software e
Análise de Projeto de sistemas
Prof. Alexandre Magno Semmer
1º semestre de 2013 2º Bimestre
Sumário
1. Análises e Orientação a Objetos
Classes
Atributos
Métodos
Restrições
Método get e set
Subclasse
Herança
Polimorfismo
Abstração
Encapsulamento
Interface
Associação
Agregação
Composição
Pacotes
Objeto
Mensagem
Exercicios
2. Linguage UML
2.1. Diagramas
2.1.1 Casos de uso
2.1.2 Diagrama de Classes
2.1.3 Diagrama de Seqüência
2.1.4 Diagrama de Atividades.
Exercícios
1. Análises e Orientação a Objetos
As técnicas orientadas a objeto permitem que o software seja construído de objetos que tenham um comportamento especifico. Os próprios objetos podem ser construídos a partir de outros, os quais, por sua vez, podem ainda ser construídos de outros.
A análise é feita nos objetos e nos eventos que interagem com esses objetos. O projeto de software é feito reusando a classes de objetos existentes e quando necessário, construindo novas classes.
Técnicas orientadas a objeto podem ser usadas para simplificar o projeto de sistemas complexos. O sistema pode ser visualizado como uma coleção de objetos, estando cada um dos objetos em um determinado estado.
A análise e o projeto orientados a objeto modelam o mundo em termos de objetos que tem propriedades, comportamentos e eventos que disparam operações que mudam o estado dos objetos. Classes
Representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos.
Atributos
São características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe. Exemplos: Funcionário tem nome, endereço, telefone, CPF; Carro tem nome, marca, ano, cor, Por sua vez, os atributos possuem valores,