Engenharia De Produ O 3
A engenharia de produção: é o ramo da engenharia que dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática (Métodos Quantitativos), física(Métodos Quantitativos) e ciências sociais (Estrutura social da Organização), em conjunto com análise e projetos/atividades de engenharia e Programas de Desenvolvimento de forma geral, que ela possa especificar dentro de variáveis e constantes verificáveis dentro de uma economia organizada, além de prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas, controlados por computadores.
De modo geral, a engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de projetar processos produtivos, viabilizar Estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta Engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das Empresas e, por conseguinte, do País.
O Engenheiro de Produção tem grande importância em todos os tipos de empresas. Além de atuar na área administrativa e econômica, seu papel é aperfeiçoar todas as práticas de engenharia, melhorando as práticas dos processos.
O profissional de Engenharia de Produção possibilita através de suas competências e habilidades o aumento da produtividade e consequentemente o ganho da competitividade dentro das organizações. Sua formação permite o conhecimento das atividades básicas de uma empresa, tais como, planejamento de compras, planejamento e programação da produção, controle de estoque, simulação da produção, entre outras. Desta forma, seu perfil coincide com o que está demandando atualmente: um profissional com uma sólida formação