Engenharia civil
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA II
1) Qual o avanço que o Diagrama de Bruckner proporcionou comparado com o método utilizado pelo francês Lalanne?
O diagrama de Bruckner apresenta um avanço em relação ao de Lalanne, ou seja, o primeiro foi desenvolvido a partir do segundo.
É de se supor que sua criação tenha sido inspirada em razão de que, como no diagrama de Lalanne, as ordenadas representam os volumes, considerando os cortes positivos e os aterros negativos. Todavia os volumes não são admitidos concentrados em um ponto, porém distribuídos ao longo do diagrama, tal como no próprio terreno. 2) Quando se modifica a LT, visando melhor aproveitamento da distribuição do solo, é necessário modificar o projeto?
Não, pois entre dois pontos de intersecção consecutivos do diagrama com a linha de terra ou uma linha paralela a esta, os volumes de corte e aterro se compensam.
3) Quando se modifica a LT, visando melhor aproveitamento da distribuição do solo, é necessário modificar o projeto?
Não, pois entre dois pontos de intersecção consecutivos do diagrama com a linha de terra ou uma linha paralela a esta, os volumes de corte e aterro se compensam.
4) Quais eram as vantagens no emprego do diagrama de Bruckner. Quando este começou a ser mais utilizado que os demais métodos?
Possibilidade de estudar a distribuição dos volumes de terra com rapidez e precisão aceitáveis, auxiliando no cálculo da distância média de transporte.
O diagrama de Bruckner facilita a área de distribuição dos materiais escavados, permitindo o enfoque gráfico.
5) Qual a principal vantagem da utilização da linha de distribuição LT, e como se encontra o ponto ideal no diagrama?
Através das propriedades do Diagrama de Bruckner, pode-se dar toda a importância da linha de terra ou compensação. Ela é a linha horizontal traçada sobre o diagrama determina trechos de volumes compensados (volume de corte = volume de aterro corrigido). Logo,