Adminitração
Com a globalização, a competitividade entre as empresas aumentou consideravelmente. O efeito de tal cenário provoca constantes mudanças dentro das empresas e estas tem que estarem preparadas a estes desafios. Com a aceleração das mudanças, ocorre uma crescente pressão cuja exigência é a capacidade de mudar, é onde entra a estratégia empresarial, sendo seus protagonistas, pessoas com visão inovadora e imprevisível, pois a sustentabilidade e sobrevivência de muitas empresas dependem muito de tais estratégias.
Nas Empresas tudo é minuciosamente planejado, para que não existam erros, pois podem acarretar situações desagradáveis, até mesmo desastrosas. O planejamento vem a frente das demais funções, onde determina quais são os objetivos a serem atingidos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Existem três níveis de planejamento, estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico é o mais amplo e envolvente e abrange toda a organização. É o planejamento realizado no nível institucional da empresa. Os protagonistas devem estar em sintonia com as oportunidades como também com as ameaças existentes no ambiente geral. Em cima do cenário desenvolvem estratégias projetadas em longo prazo.
O planejamento tático é elaborado em cada unidade organizacional sendo este subordinado ao planejamento estratégico. Este é o planejamento intermediário, onde, desdobra o planejamento estratégico para que sejam moldadas e traduzidas em planos capazes de serem entendidos, para serem transformados em planos operacionais, para serem executados pelo nível operacional da empresa.
O planejamento operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, voltado para otimização e maximização de resultados.
1 Planejamento Operacional
Enquanto o nível institucional opera