engenharia civil
ANHANGUERA
ALUNO: Valdir Francisco Lemos
CURSO: Eng. Civil / 6°A
RA: 3226007317
APLICAÇÕES DA ENGENHARIA
DE TRÁFEGO NA SEGURANÇA
DOS PEDESTRES
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.
ELEMENTOS DE ESTUDO
METODOLOGIADE ESTUDO
ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
O pedestre é um dos componentes do Sistema Trânsito. Como “Sistema Trânsito”
Podemos entender o conjunto de atividades, meios e convenções que promovem o.
Deslocamento de pessoas e mercadorias por uma determinada região. Embora esta dissertação tenha centrado a discussão sobre o assunto pedestre, muitos dos elementos apresentados a seguir tem seu uso estendido à segurança na Engenharia de Tráfego como um todo, podendo ser utilizados em estudos que envolvam o Sistema Trânsito de. um modo geral.
Nesta Parte introdutória é relatado um breve histórico da evolução do problema do pedestre no meio urbano. Seguem-se as principais definições consideradas na elaboração deste texto. Incluiu-se, também, como parte desta introdução, as variáveis do.
Sistema Trânsito e uma discussão sobre a condição dos pedestres sob o ponto de vista sociológico. DEFINIÇÕES
Este Capítulo contém somente as definições mais abrangentes. Ao longo do texto são encontradas outras definições, mais específicas.
a) TRÂNSITO
Segundo o “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, trânsito é: “Ato ou efeito de caminhar; marcha. Ato ou efeito de passar; passagem: É proibido o trânsito de veículos;
São passageiros em trânsito. Movimento, circulação, afluência de pessoas ou de veículos; tráfego: o trânsito dos visitantes duma exposição, ; o trânsito de uma estrada.
Restritivamente: Trânsito nas cidades, considerado no conjunto; circulação, tráfego, tráfico” O Regulamento do Código Nacional de Trânsito - RCNT define trânsito da seguinte maneira: “utilização das vias públicas por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para os fins de circulação,