Engenharia civil
Strucural Masonry
Diego Marisco Perez
Estudante do curso de Engenharia Civil, UNIPAMPA diegoperez.ec@gmail.com Resumo
Palavra-Chave: Comprimento 80 caracteres
Esse artigo técnico tem por objetivo abranger alguns conhecimentos na área de alvenaria estrutural, e trará de forma clara e objetiva as vantagens de desvantagens no usode tal processo, a racionalização construtiva, a utilização de alvenaria estrutural no Brasil e no mundo e algumas patologias ocorrentes na implementação desse tipo de construção.
Palavra-Chave: Alvenaria Estrutural, Racionalização Construtiva, Brasil, Patologia.
Abstract
This technical article aims to cover some knowledge in the field of structural masonry, treat and clearly and objectively the advantages and disadvantages to using this process, streamlining constructive use of structural masonry in Brazil and around the world and some pathologies occurring the implementation of this type of construction.
Keywords: Structural masonry, Rationalization Constructive, Brazil, Pathology
* 1 Introdução
Como o mais antigo sistema construtivo usado pela a humanidade a alvenaria estrutural sempre esteve presente ao longo dos milênios, tanto em construções gigantescas como na construção de simples moradias. Tal sistema muito usado nos dias de hoje visando economia e rapidez na construção. A diferença entre a alvenaria comum e a alvenaria estrutural é que na estrutural os principais sistemas de uma construção, estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria, são substituídos, fazendo com que as paredes da edificação sejam também a estrutura que suporta as cargas.
2 Racionalização Construtiva
A racionalização construtiva como utilizada como ferramenta da industrialização e é processo composto pelo conjunto de todas as ações que venham à otimizar o uso de recursos como: materiais, humanos, organizacionais, energéticos, tecnológicos, temporais e