Engenharia Civil
Professor: Nei Cipriano
Experimento 3: Superficies equipotenciais
Grupo: Aramary Perez Pedro Buarque Renato Rego Ylla Campello
Data do experimento: 21/03/2013
Data de entrega: 28/03/2013
• Objetivo:
Verificar o potencial entre dois objetos distintos.
• Introdução Teórica: Os campos elétricos são produzidos por cargas elétricas, que podem ser positivas ou negativas. Para simplificar, consideremos cargas pontuais ±q . O campo elétrico num ponto P é, por definição:
Podem ser interpretado como a força sentida por uma carga de teste positiva q nesse ponto. O campo elétrico numa dada região da superfície pode ser obtida por representação de uma série de linhas de campo desenhadas no espaço em torno das cargas. As linhas de campo (ou de força) para cargas pontuais, isoladas, têm simetria radial, pode ver-se um conjunto de curvas (equipotenciais e linhas de campo) devido a um sistema de duas cargas pontuais e que pertencem a duas famílias de curvas ortogonais entre si.
Carga pontual positiva Carga pontual negativa
- Linhas equipotenciais (tracejado) e linhas de campo para um sistema de duas cargas.
As linhas de força são oriundas de uma carga positiva, onde terminam sempre numa carga negativa. Tendo densidade proporcional à intensidade do campo elétrico. Tais linhas são sempre perpendiculares às superfícies condutoras (e às linhas equipotenciais).
• Materiais necessários:
-01 Cuba transparente 43x30 cm
-02 Eletrodos Barras
-02 Eletrodos Disco
-01 Eletrodo Anel
-01 Ponteira de metal para medições
-04 Cabos de ligação com derivação banana/banana
•Material complementar:
- 01 Fonte de alimentação 0 a 20VDC - 3A
-01 Multímetro Digital
• Procedimentos experimentais: Dentro de uma cuba eletrolítica de acrílico é colocado um liquido condutor, onde é posto sob a mesma uma folha de papel milimetrado, e dentro eletrodos circulares