Festival de Inverno
A importância do Festival de Inverno para Atibaia
A primeira edição do evento aconteceu em 2003 e, ao longo de todos esses anos, o festival promoveu o acesso da população à cultura em suas mais variadas vertentes. Promover cultura é muito mais do que oferecer shows que visam apenas o entretenimento. É oferecer à população a oportunidade de conhecer a arte, é incitar nos cidadãos a capacidade de refletir, de questionar, de contestar, de imaginar, de enxergar o que está além do óbvio. É dar às pessoas instrumentos para que possam pensar e elaborar opiniões a partir de suas próprias experiências e sensações.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que o acesso à cultura encabeça a lista de desigualdades entre ricos e pobres, seguido pelo acesso à educação. Se, por um lado, a televisão aberta nos oferece um vasto leque de opções de produtos industrializados da cultura, como músicos e canções cuja única função é a de entreter “grandes massas inconscientes”, por outro, a maior parte das pessoas simplesmente não sabe o que existe em termos de arte. Por isso, as políticas públicas que têm o objetivo de levar cultura à população são de extrema relevância. Elas não podem ficar em segundo plano, pois são importantíssimas para a promoção da inclusão social.
Festival de Inverno de Atibaia 2013
Apesar da incoerência e das confusões dos discursos da Prefeitura, mesmo com a programação enxuta, a população poderá aproveitar as apresentações agendadas para o Festival de Inverno. Destaque especial aos artistas de Atibaia, que todos os anos marcam presença no evento e enriquecem a cultura local.
Programação do Festival de Inverno de Atibaia 2013 (CURIOSIDADES) Dia 4/7:
Igreja da Matriz
Apresentação Internacional de Música Instrumental
20h – Conjunto Miramar, de Porto Rico
Dia 5/7:
Praça da Matriz
20h – Música Instrumental – Duo Léo Ferrarini e Paulinho Cardoso
Dia 6/7:
Praça da Matriz
20h –