engenharia civil
Sinalização Gráfica Vertical - Placas
As placas de sinalização podem ser encontradas ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens mediante legendas e/ou símbolos pré-conhecidos e legalmente instituídos. Sua finalidade é a de manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança.
A sinalização gráfica vertical é feita com dispositivos diversos, os quais são dimensionados em função da velocidade de diretriz da via e confeccionadas com materiais refletivos para garantir visibilidade noturna.
São 3 (três) as espécies de placas: de regulamentação (cores: branca vermelha e preta) de advertência (cores: amarela e preta) de indicação (cores: azul, verde, branca e preta)
Placas de Regulamentação:
As placas de regulamentação indicam as obrigações, proibições e limitações que determinam o uso das vias. Sua violação constitui infração do Código de Trânsito Brasileiro.
Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular. Sem a tarja vermelha indicam “obrigação” ou “limitação” Com a tarja vermelha, indicam "proibição" .
As placas de regulamentação são usadas em grande escala nas vias urbanas, mas também são colocadas nas estradas.
Veja todas as placas de regulamentação:
Placas de Advertência:
As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação.
São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.
Podemos agrupá-las da seguinte forma:
- placas referentes à curvas;
- placas referentes a cruzamentos;
- placas referentes ao perfil;
- placas