engenharia civil- Ergonomia
Estudo de Caso:
Aplicação da Ergonomia no Ambiente de Trabalho
Integrantes:
RA:
Alan Francisco dos Santos
B2229F-3
Débora Eduarda Gonçalves
B22709-5
Ieda Santos de Carvalho
B3293A-8
Rodrigo Augusto S. M. Raymo
B520AH-9
Roseni da Silva Bortoloto
B509CC-9
Professora: Veronica Bocalon Lima
Outubro 2014
Introdução:
Tendo em vista a grande importância e a necessidade de proporcionar ao trabalhador, um ambiente de trabalho satisfatoriamente adequado as suas necessidade físicas e psíquicas, nota-se que a aplicação da ciência ergonômica contribui em muito para que essas necessidades sejam supridas.
Para tanto é necessário se conhecer um pouco melhor a ergonomia, a sua utilização e os resultados obtidos quando ela é aplicada.
Seguindo como base esses preceitos, o presente trabalho busca apresentar alguns casos reais encontrados dentro dos ambientes de trabalho dos integrantes do grupo de estudo, o intuito não é o de desmoralizar e ou menosprezar as instituições abordadas, mas o de apresentar as suas deficiências e propor melhorias, a fim de evitar transtornos e traumas aos funcionários, que em contrapartida acabam se ausentando do trabalho por motivos de saúde.
Esse estudo de caso é baseado no ambiente de trabalho atual de alguns de seus integrantes, e foi desenvolvido no mês de outubro de 2014, como atividade prática da disciplina de Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade e
Segurança do Trabalho, ministrado pela professora Veronica, no campus da
UNIP (Universidade Paulista), localizada no polo de Ribeirão Preto interior do estado de São Paulo.
Descrição da realidade encontrada, e possível proposta de solução:
Obs. Não serão apresentadas identificações que revelem o lugar e as pessoas envolvidas, com o intuito de preservar a integridade profissional dos participantes.
A seguir, serão expostas imagens ilustrativas da realidade precária encontrada dentro do