Ergonomia
ENGENHARIA CIVIL E ERGONOMIA: RISCOS DAS EDIFICAÇÕES
ALCIDES MAGNANI JUNIOR
RUAN
FRANCISCO
TIMBÓ
2013
ALCIDES MAGNANI JUNIOR
RUAN
FRANCISCO
ENGENHARIA CIVIL E ERGONOMIA: RISCOS DAS EDIFICAÇÕES
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Ergonomia e Segurança Industrial, para o Curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi Santa Catarina.
Prof.
TIMBÓ
2013
RESUMO A ergonomia no presente trabalho irá contribuir para melhorar a eficiência a confiabilidade e a qualidade das operações na construção civil, procurando reduzir acidentes e monotonia pela eliminação do trabalho altamente repetitivo, dos ritmos mecanicamente impostos ao trabalhador, e da falta de motivação provocada pela pouca participação dos mesmos em suas decisões sobre seu próprio trabalho.
Palavras-chave: Segurança. Trabalho. Construção Civil.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados (HELENE, Paulo R. L. et al, 1988).
A Ergonomia visa a transformação das condições de trabalho, a fim de que elas sejam melhor adaptadas aos trabalhadores. A construção civil exerce um importante papel social no país por absorver uma boa percentagem da mão-de-obra nacional. Divide-se em: construção pesada, obras de arte e edificações. O sub-setor edificações merece destaque pois representa isoladamente cerca de 30% das obras do setor, empregando, portanto, a maioria dos trabalhadores dessa indústria. (MESQUITA, Luciana Sobreira de., et al., 2001). Essa