Engenharia Ambiental resumão
TÓPICO 1
Meio Ambiente – inclui tudo o que nos cerca o meio natural composto pela terra; recursos hídricos; ar e energias e a parte biótica composta por seres vivoS.
Conservação e preservação – Atitudes que exprimem, de formas distintas, a preocupação com a natureza e com o meio ambiente: a conservação admite o aproveitamento controlado do ecossistema pelo homem, enquanto que a preservação privilegia sua intocabilidade.
Poluição e poluentes – Matéria e/ou energia resultante das atividades humanas que causa dano ao meio ambiente e à saúde.
Desenvolvimento Sustentável - Desenvolvimento que permite atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações de atenderem suas próprias necessidades.
TÓPICO 2
O meio também é composto pelas modificações feitas pelo homem ao meio rural e urbano, criando habitats não naturais.
Fatores que interferem no meio ambiente: poluição, aumento da população e uso de recursos naturais.
A matéria e energia circulam na natureza e desta forma estão regidas pelo princípio de Lavoisier da conservação da matéria e pelas leis da termodinâmica que falam sobre a conversão de energia em trabalho
(post it 1)
2 Lei da termodinâmica – qualidade de energia
Afirma que a cada nível trófico há um decréscimo de qualidade da energia disponível, a energia é de “menor qualidade”, ou seja, comer vegetais proporciona um maior aproveitamento da energia química disponível do que um hambúrguer.
Não podemos esquecer-nos da entropia, cujo conceito é: O grau de desordem, e sempre aumenta com o uso da energia, e deste modo fica claro que, a cada nível trófico, a energia além de cair de qualidade ocasiona maior desordem. Os minerais são formas diferenciadas de recursos naturais que embora não sejam oriundos da fixação da energia solar; dispõem de elementos químicos úteis aos processos produtivos e também processos fisiológicos de espécies vegetais e animais, contudo produzem também muitos inservíveis como os