EnGeNe
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
COMPONENTE CURRICULAR: COM. MID. DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
PROFESSOR: LUIZ FERNANDO DAL PIAN NOBRE
LARRÍCIA VANÊSSA CHAVES RAMOS DUARTE
MARIA AMANDA AGUIAR DE SOUSA
PRISCILA RODRIGUES MARINHO DA SILVA
REPORTAGEM
CAMPINA GRANDE/2014
AGAVE L: A PARTIR DO SISAL ESTUDO MOSTRA AVANÇO NO CAMPO CIENTÍFICO.
Oriunda do México e da região insular da América Central o gênero Agave representa uma cultura extensivamente cultivada por apresentar utilidades em diversos setores da economia. Os estudos em cima desse gênero estavam sofrendo até então uma limitação visto que os cariótipos - conjuntos cromossômicos presentes em suas células - se mostravam bastante pequenos, não sendo suficientes os processos de coloração já conhecidos pelos estudiosos, que dependiam desta pigmentação para concluir suas pesquisas em relação ao Agave L. Em Pernambuco – Recife, especificadamente – estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desenvolveram a partir do sisal um estudo sobre esta variedade de Agave.
Nesse estudo foi analisado o cariótipo da espécie Agave sisalana e do híbrido 11648, através do emprego da técnica FISH (hibridização fluorescente in situ) com o intuito de identificar a variação do número e localizar as regiões de DNAr 45S e 5S entre os dois genótipos supracitados. Os resultados apresentados podem ser úteis para fins de caracterização e conservação de acessos em bancos de germoplasma bem como para a construção de um mapa físico para o gênero Agave o qual poderá ser útil em programas de melhoramento genético do sisal.
O estudo, que mais tarde virou um projeto, foi exposto no 20° Encontro de Genética do Nordeste (XX EnGeNe), apresentado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no período entre 04 e 07 de novembro de 2014.
Os cinco