Eng Soft 04 03 15 Part 01
Teste de aceitação.
É uma fase do processo de teste em que um teste de caixa preta é realizado num sistema antes de sua disponibilização. Tem por função verificar o sistema em relação aos seus requisitos originais, e as necessidades atuais do usuário. É geralmente realizado por um grupo restrito de usuários finais, num ambiente parecido com o deles. Teste de operação.
É a fase do teste em que o teste é conduzido pelos administradores do ambiente final onde o sistema ou software entrará em ambiente produtivo.
Vale ressaltar que essa fase é aplicável somente a sistemas de informação próprios de uma organização cujo acesso pode ser feito interna ou externamente a essa organização. Nessa fase de testes devem ser feitas simulações para garantir que a entrada em produção do sistema será bem sucedida. Envolve testes de instalação, simulações com backup e restore da base de dados, etc.
Em alguns casos um sistema entrará em produção para substituir outro e é necessário garantir que o novo sistema continuará garantindo o suporte ao negócio.
Em casos especiais de processos de desenvolvimento de software-sistemas operacionais, sistemas gerenciadores de banco de dados e outros softwares distribuídos em escala nacional e internacional os testes requerem fases também especiais antes do produto ser disponibilizado a todos os usuários.
O período entre o término do desenvolvimento e a entrega é conhecido como fase alfa e os testes executados nesse período, como teste alfa.
PRESSMAN afirma que o teste alfa é conduzido pelo cliente no ambiente do desenvolvedor com este "olhando sobre o ombro" do usuário e registrando erros e problemas de uso.
Completada a fase alfa de testes, são lançadas a grupos restritos de usuários, versões de teste do sistema denominadas versões BETA. Ele também é um teste de aceitação voltado para softwares, cuja distribuição atingirá grande número de usuários de uma ou várias empresas compradoras. PRESSMAN afirma que o