TRABALHO GEO
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922 pelos bolcheviques, liderados por Lênin, como uma das consequências da Revolução Russa de 1917. Existiu até 1991, quando foi dissolvida no contexto da crise do socialismo com as reformas políticas e econômicas implantadas por Mikhail Gorbachev. A sede do poder da URSS era na capital russa, Moscou. A Rússia, república mais poderosa, comandou a URSS.
Após a 2ª Guerra Mundial, a União Soviética se tornou a segunda maior potência econômica e militar do mundo. Destacou-se também na corrida espacial e na produção de armas nucleares. Ficou atrás apenas dos Estados Unidos, principal adversário e representante do modelo capitalista.
Ela era composta por 15 repúblicas, ocupando um território de, aproximadamente, 22 milhões de km².
Na década de 80, a União Soviética possuía uma população ao redor de 290 milhões de habitantes. Os grupos étnicos com maior quantidade de habitantes eram os russos 145 milhões, ucranianos 44 milhões, usbeques 16 milhões, bielorussos 10 milhões e azeris 6 milhões
O primeiro fato considerado como originador do fim da URSS foi a posse de Mikhail Gorbachev em 1986 como Secretário-Geral do partido Comunista da URSS. Ao assumir o cargo levou á implatanção de dois programas de reestruturação do país a Perestróica (Reconstrução) , e a glasnost (Abertura).
Ainda naquele ano, em novembro , os líderes dos EUA e da URSS se encontraram em Genebra, na Suiça. O objetivo da reunião acabar com o risco de uma possível terceira guerra mundial. Porém saíram de lá sem um acordo definido.
Esse foi um apenas um dos acontecimentos que marcaram o início da separação da União Soviética.
A principal causa da queda do comunismo foi a demora em implantar-se os benefícios advindos da Terceira Revolução Tecnológica e Industrial: enquantos os países ocidentais se beneficiavam com estes resultados
Por volta de década de 70 que os problemas econômicos e sociais se acentuaram. Em razão da URSS