Eng civil
Relatório Completo de Física II
Lei de Biot-Savart
São Caetano do Sul, 10 de setembro de 2010 1. Introdução
Este experimento teve como objetivo deduzir a expressão da lei de Biot-Savart.
2. Revisão Bibliográfica
A lei de Biot-Savart é a lei que promove a relação de causa e efeito no eletromagnetismo. Em eletrostática, a lei de Coulomb explica a relação entre a carga pontual (causa) e o campo elétrico (efeito) que a carga produz nos arredores. Da mesma forma, a lei de Biot-Savart sintetiza a relação entre um elemento de corrente ou uma carga em movimento (causa) e o campo magnético (efeito) que a corrente ou a carga em movimento produz nos seus arredores. Além disso, a lei de Biot-Savart é uma lei empírica assim como a lei de Coulomb. Certamente há um grande paralelismo no estudo da eletrostática e do eletromagnetismo, há porém, uma importante distinção entre elas. O relação entre o campo elétrico e o vetor deslocamento no espaço é sempre linear. O campo magnético, por outro lado, é perpendicular ao plano constituído pelo elemento de corrente e do vetor deslocamento. Esta característica do campo magnético introduz uma nova dimensão na formulação da lei de Biot-Savart. Assim, nos obriga a ser consicnete da direção do campo magnético que sempre requer uma visualização tridimensional do espaço.
3.1 O campo magnetic o gerado por um pequeno elemento de corrente
A lei de Biot-Savart é uma lei no eletromagnetismo que descreve o vetor indução magnética em termos de magnitude e direção de uma fonte de corrente, da distância da fonte de corrente elétrica e a permeabilidade do meio.
A lei de Biot-Savart é formulada num contexto restrito, a lei vale para um elemento um pequeno elemento dl de um fino fio com uma corrente estável . A lei de Biot-Savart para um espaço livre é dada por:
Figura 1. Campo magnético gerado por um pequeno elemento de corrente
A fonte básica (causa) do campo elétrico é uma