Eng.Civil
A radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos, que, autossustentando-se, encontram-se desacoplados das cargas elétricas que lhe deram origem.
James Clerk Maxwell
(1831-1879)
Heinrich Rudolf Hertz
(1857-1894)
As ondas eletromagnéticas primeiramente foram previstas teoricamente por James Clerk Maxwell e depois confirmadas experimentalmente por
Heinrich Hertz.
•
Os campos elétrico e magnético obedecem aos princípios da superposição de ondas, de modo que seus
vetores
se
cruzam
e
criam
os
fenômenos da refração e da difração.
•
Uma onda eletromagnética pode interagir com a matéria e, em particular, perturbar átomos e moléculas que as absorvem, podendo os mesmos emitir ondas em outra parte do espectro.
Espectro eletromagnético
𝒄
𝝀=
𝝂
O comportamento da onda eletromagnética depende do seu comprimento de onda.
Exemplo: Arranje, em ordem crescente de energia, os seguintes tipos de fótons de radiação eletromagnética: raios γ, raios X, luz visível, UV, microondas.
Exemplo: Calcule os comprimentos de onda das luzes de trânsito. Suponha que as frequências sejam: verde, 5,75x1014Hz;
Amarelo, 5,15x1014Hz
Vermelho, 4,27x1014Hz
Exemplo: Qual o comprimento de onda utilizado por uma estação de rádio que transmite a 98,4MHz. c = 2,998x108m.s-1
Radiação de corpo negro
Quando a matéria emite e absorve perfeitamente qualquer comprimento de onda e está em equilíbrio termodinâmico, considerase que é um corpo negro, e sua radiação é chamada de radiação de corpo negro. Leis de Stefan-Boltzmann, Wien e de Planck .
A medida que a temperatura diminui, o pico da curva da radiação de um corpo negro se desloca para menores intensidades e maiores comprimentos de onda.
Exemplo: Uma gigante vermelha é uma estrela que está nos estágios finais de evolução. O comprimento de onda máximo médio da radiação é