eng. civil
1
Com aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil é um país de extensão continental sendo o maior da América
Latina e o quinto do Planeta, cujo sistema ferroviário está distribuído numa malha concentrada, principalmente, nos estados das regiões Sul e Sudeste e, ao contrario do que aconteceu em outros países, no Brasil as ferrovias não foram planejadas para integrar todo o território nacional. Certamente, ter mais e melhores ferrovias ajudaria a aliviar a sobrecarga nos transportes aéreo e rodoviário.
2
Dos 29.817 quilômetros de ferrovias que existem no Brasil, mais ou menos 10 mil foram construídos pelo imperador dom Pedro II. Como ninguém nunca mais investiu tanto quanto ele em trens, a malha ainda tem cara de século XIX e não satisfaz às nossas necessidades há muito tempo pois, essas ferrovias foram construídas seguindo uma lógica que não se aplica mais aos dias de hoje.
3
Fazendo comparações, a malha ferroviária brasileira além de ser insuficiente, é também mal conservada e tem tantos quilômetros de trilhos quanto o Japão, cujo território é do tamanho do estado de São Paulo. Os EUA têm 14 vezes mais ferrovias do que nós.
Uma outra comparação real, é que, enquanto uma carreta leva apenas 30 toneladas de carga, um trem chega a transportar 3.000 toneladas.
4
5
6
INFRA-ESTRUTURA
◦ A infra-estrutura é o conjunto de obras destinadas a formar a plataforma da ferrovia. Compreende a topografia, sondagem, os aterros, cortes, drenagem, obras de proteção, pontes, viadutos, túneis, cercas, redes elétricas e de comunicação, etc. 7
SEÇÃO-TIPO
8
ESQUEMA LINEAR DE FONTES DE MATERIAS
9
NOTA DE SERVIÇO DE TERRAPLENAGEM
10
SEÇÃO TRANSVERSAL EM AUTOCAD
11
NIVELAMENTO DE LASTRO
12
ESCAVAÇÃO COM ESCAVADEIRA HIDRÁULICA
13
14
15
16
SUPERESTRUTURA FERROVIÁRIA
◦ A