eng. civil
Definição: A execução de fundações com tubulões é indicada especialmente para obras com cargas consideradas elevadas (acima de 3 mil kN), - como, por exemplo, pontes, viadutos e prédios de grande porte e para solos com presença de lençol freático e que apresentam riscos de desabamento.
Os tubulões sobre Ar Comprimido têm a função de transmitir as cargas estruturais para o solo em locais que apresentam grandes profundidades, sendo caracterizado por seção transversal, o que permite a escavação interna, com entrada de pessoal em seu interior.
METODOLOGIA DE EXECUÇÃO
1. SERVIÇOS PRELIMINARES E ESCAVAÇÃO DO POÇO PRIMÁRIO
Os serviços são iniciados executando-se a terraplanagem no local do apoio, bem como a remoção dos obstáculos presentes na superfície, tais como restos de construção, entulhos ou blocos de rocha.
Após a terraplanagem procede-se a locação dos tubulões e inicia-se a escavação preliminar, que consiste num poço com profundidade de 1,5m à 2,0m, com diâmetro do fuste mais 0,80m, que servirá de escoramento lateral para as concretagens subsequentes.
2. INSTALAÇÃO DE FORMAS E MONTAGEM DE ARMADURAS
Baseado na locação topográfica coloca-se uma forma de madeira circular, menor que o diâmetro do fuste, da qual se inicia a armação da ferragem do tubulão. Este trecho do fuste denomina-se câmara de trabalho.
Concluído a armação, é colocada uma forma externa em volta da armadura e cujo comprimento será de 4,00m. Esta forma poderá ser de madeira ou em chapas de aço.
3. CONCRETAGEM
O passo seguinte será a concretagem da camisa, ou seja, do espaço resultante entre a forma interna e a forma externa. A forma interna será escorada contra a forma externa visando manter a uniformidade das paredes.
O concreto receberá adensamento, através de vibradores de imersão acionado por motor elétrico.
Terminada a concretagem, deveremos aguardar o tempo de cura do concreto para depois iniciar a desforma interna e externa.