Enfermidades
Trabalho por Márcio Esteves Monteiro, estudante de História @ , Em 22/10/2005
5
Tamanho da fonte: a- A+
O objetivo deste estudo consiste em apresentar uma análise do Império Carolíngio, durante o reinado de Carlos Magno, através do qual investigaremos as relações de vassalagem. Apresentaremos um panorama da desagregação do Império Romano, bem como os fatores que contribuíram para o surgimento do Reino Franco; a dinâmica da vassalagem carolíngia em todos os aspectos da sociedade. Também apresentaremos a concepção de poder proposta por este governante, bem como a forma como foi associada à ideologia religiosa. Estaremos analisando várias correntes historiográficas sobre o tema, a saber: Marc Bloch, Jacques Lê Goff, F.L. Ganshof, Guy Fourquin, Perry Anderson, entre tantos outros. Faremos uma análise dos limites alcançados pelas relações de vassalagem e sua contribuição para a formação do Modo de Produção Feudal na Europa Ocidental. Portanto, estaremos considerando esses questionamentos como motivação principal na elaboração do presente estudo, no qual tentaremos situar a vassalagem carolíngia no contexto histórico de um período marcado por características da Antiguidade e da Idade Média.
Este trabalho de pesquisa historiográfica, do qual traçamos as primeiras linhas, terá como objetivo apresentar as relações de vassalagem no Império Carolíngio. Escolhemos como objeto específico de estudo o período que vai do ano 768 até o ano de 814, sob o reinado de Carlos Magno.
A motivação em desenvolver uma pesquisa aprofundada sobre este tema foi constituída por três fatores: em primeiro lugar, o fato de existir muita curiosidade em relação ao período estudado, pois marca o início da Idade Média, época considerada por muitos intelectuais e historiadores "menos que uma passagem, um intermédio: um vazio na vaga do tempo, um intervalo na grande História" .
Em segundo lugar, o fato de termos uma afinidade com o