No leito da enfermidade
AITKEN, Eleny Vassão de Paula. No leito da enfermidade. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013
2. Apresentação do autor da obra
Casada com Gavin Levi Aitken. Possui Licenciatura em Artes Plásticas e em Teologia e Mestrado em Aconselhamento Bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida.
Faz parte da equipe de cuidados paliativos do IAMSPE; Presidente da ACEH – Associação de Capelania Evangélica Hospitalar; Consultora em Capelania hospitalar; Coordenadora geral da Casa do Aconchego; Autora de 20 livros.
3. Perspectiva teórica da obra
Segundo a autora, a enfermidade torna a pessoa mais humilde e mais sensível, fraca, temerosa e dependente. Ela leva a pessoa a pensar seriamente sobre Deus e seu futuro. É preciso agir com compaixão, com amor para com os enfermos.
4. Breve síntese da obra
O livro fala do trabalho de um capelão hospitalar. No livro a autora fala de sua experiência como capelã e dá instruções de como deve ser o trabalho de um capelão e de um visitador hospitalar.
A pessoa que se dispõe a fazer esse trabalho, que é voluntário, precisa ser crente, ter compaixão e amor pelas pessoas que estão acamadas. Portanto, ela deve levar a essas pessoas o amor de Deus, que conforta, que consola, que dá esperança, força, que cura e que salva. Às vezes, ela nem precisa falar, precisa apenas ouvir. O trabalho de capelania se estende não só aos enfermos, mas também aos familiares e aos funcionários do hospital.
5. Principais teses desenvolvidas na obra
1. Segundo a autora, a enfermidade torna-nos mais humildes e sensíveis, desestabiliza o homem mais forte e valente, deixando-o fraco, temeroso e dependente como uma criança de colo. Ela nos intima a nos lembrar da morte como um fato real e próximo. Ela nos leva a pensar seriamente sobre Deus e em nosso futuro diante dele. Amolece nossos corações, levando-nos a buscar uma comunhão mais profunda e íntima com o Senhor. P 46
Portanto, a implicação dessa afirmação é que