enfermeiro
HOSPITAL SOFIA FELDMAN / UNA
Walter Guimarães de Jesus
VIVENCIA DA SEXUALIDADE NO PUERPÉRIO NA VISÃO DO CASAL
BELO HORIZONTE
2014
Walter Guimarães de Jesus
VIVENCIA DA SEXUALIDADE NO PUERPÉRIO NA VISÃO DO CASAL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica na modalidade residência pelo Hospital Sofia Feldman/UNA.
Orientadora: Vivian Azevedo.
BELO HORIZONTE
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 5
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 MATERIAIS E MÉTODO 7
4.1 Desenho do estudo 7
4.2 Cenário do estudo 7
4.3 Sujeitos do estudo: 8
4.4 Amostra: 8
4.5 Coletas de dados 8
4.6 Análises das entrevistas 9
4.7 Critérios éticos: 9
5 CRONOGRAMA 11
6 ORÇAMENTO 13
REFERENCIAS 14
APÊNDICE 1 16
APÊNDICE 2 17
1 INTRODUÇÃO
A gravidez, parto e o puerpério são fases do ciclo gravídico-puerperal que constitui um momento de transformação e integram a vivência reprodutiva familiar, levando a alterações que impactam na vida da gestante, e englobam todos os membros da família, ao vivenciarem mudanças importantes não só no papel desempenhado por cada um como também em cada estilo de vida (OLIVEIRA, 2007).
Essas alterações proporcionam aos casais meios para reverem seu papel diante da estrutura e funcionamento da dinâmica conjugal. A chegada de um filho promove de forma direta e indireta, alterações no convívio familiar, gerando diversas expectativas, desse momento cercado de incertezas, medos e inseguranças (ALVES et al, 2007). A vivência do puerpério, período que engloba as primeiras semanas subsequentes ao parto, é marcado por transformações fisiológicas, endócrina e genital, acarretando mudanças na totalidade da pessoa