enfermagem
Surtos
DISCIPLINA: Prevenção e Controle de Infecção e
Controle
Professora: Aderlaine Sabino
Alunos: Wildson Valente
Maria das Graças
INTRODUÇÃO
SURTOS
A ocorrência de infecções hospitalares (IH) nos hospitais é monótona desde de que não ocorra modificações que possam influenciar esse fenômeno.
Quando
pacientes, área física, equipamentos, comportamento assistência etc.
Um surto de infecções ocorre quando há interação entre agente e um número adequado de pacientes com contato suficiente para transmissão contínua.Nesse caso devem ser tomadas medidas para debelá-lo, investigando causas, fontes, forma de transmissão das infecções e meios de evitar sua propagação. Deve-se tomar a decisão rapidamente quando quanto a conduzir uma investigação epidemiológica e identificar os fatores de risco.
Do
ponto de vista acadêmico, a identificação de aumento acima do esperado depende de um sistema epidemiológica bem estruturado e de profissionais capazes de realizar a interpretação adequada dos dados levantados. Os hospitais devem possuir métodos confiáveis e sensíveis que permitam detectar, em curto espaço de tempo, aumento de infecções em um período de tempo definitivo, em uma área especifica, que seja sugestivo de transmissão epidêmica.
Em
algumas ocasiões, alguns passos são dados imediatamente sem que a investigação seja realizadas. As instituições devem possuir profissionais preparados tecnicamente para identificar e agir nessas situações
IDENTIFICANDO SURTOS
A identificação de um surto de forma acadêmica ajuda a justificar as medidas a serem tomadas e a confiar em atitudes necessárias para debelar o surto, uma vez que as decisões são analisadas através de testes estatísticos consagrados cientificamente.
.
Como foi dito, a segurança maior dos profissionais, até o momento, reside no estudo estatístico tradicional. É necessário lembrar, entretanto, que muitas vezes