enfermagem
Eixo Teórico-Demonstrativo
Módulo: Prática Médica VII Unidade: Epidemiologia (2008.1)
ESTUDO DIRIGIDO: EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA (Transformando dados em informações epidemiológicas)
Responsável: Drª Ana Brito, Profª Adjunta do Dep. Medicina Social da FCM – UPE
Este exercício tem por objetivo revisar conceitos básicos de epidemiologia descritiva a partir da construção e análise de medidas relativas e indicadores de saúde, de uso na análise epidemiológica de doenças transmissíveis. Foram utilizados os dados dos casos notificados de Leptospirose no Recife, nos anos de 1998 a 2006, fornecidos pela Diretoria de Epidemiologia e Vigilância Sanitária – DVS - da Secretaria Municipal de Saúde do Recife, provenientes do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os dados populacionais dos anos censitários são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e as estimativas foram fornecidas pela DVS.
1. Sobre o Recife.
O município do Recife, capital do Estado de Pernambuco, está situado no litoral oriental da Região Nordeste do Brasil. Ocupa 219,6 Km2 correspondendo a 0,2% da área total de Pernambuco. Toda a área física do Recife é considerada urbana. A população total, em 2006, de 1.546.502 habitantes, representava 18% da população do Estado e cerca de 40% da População da Região Metropolitana (DVS/SMS-PCR, 2007), encontra-se desigualmente distribuída em seus 94 bairros, com maior concentração nas áreas sul e noroeste.
Recife é uma cidade com grandes desigualdades sociais onde populações de diferentes classes sociais são, com freqüência, vizinhas. Sendo recortada por rios e áreas de manguesais, parte de seu espaço urbano foi construído pelo aterramento de áreas ribeirinhas e de mangue. A expansão urbana da cidade ocorreu de forma desordenada e com a formação de áreas extensas de favelas. Nesses aglomerados urbanos predominam as habitações inadequadas, sem saneamento básico e