Enfermagem
O primeiro Triunvirato ocorreu em 70 a.C, Pompeu e Crasso foram eleitos cônsules e restabeleceram o poder dos tribunos da plebe. O plebiscito voltou a ter força de lei e os tribunais foram divididos igualmente entre senadores, pebleus e cavaleiros.
Mais tarde, em 59 a.C., Pompeu e Crasso apoiaram Júlio César, que também se elegeu cônsul. Em seguida, os três articularam um golpe contra o Senado e assumiram o comando de Roma com o apoio do exército. Surgia assim o Primeiro Triunvirato. Em 55 a.C.,as províncias romanas foram divididas entre os três chefes militares. Pompeu ficou com a península Ibérica, Crasso com a Síria e César com a Gália.
Crasso e César partiram, então, para as regiões que lhes couberam em campanhas militares. Crasso morreu em 53 a.C. combatendo no Oriente.César venceu os gauleses e conquistou também a Britânia.
Com a morte de Crasso, Pompeu, apoiado pelo Senado, e César, apoiado pela plebe, passaram a disputar o poder. A situação agravou-se quando o Senado tentou isolar Júlio César, nomeando Pompeu como único cônsul e ordenando a César que desmobilizasse seus exércitos.
Em resposta, César e suas tropas saíram da Gália e marcharam sobre Roma em 49 a.C. Pompeu como único cônsul e ordenando a César depôs o faraó, colocou em seu lugar Cleópatra, que se tornaria sua amante, e transformou o Egito em protetorado romano.
O segundo Triunvirato: Entretanto, assassinado César, seus opositores não chegaram a exercer o poder, que passou a ser disputado por dois de seus herdeiros políticos:o general Marco Antônio, seu braço direito, e o jovem Caio Otávio, sobrinho-neto de César e seu herdeiro testamentário.
Apesar da disputa, Otávio e Marco Antônio resolveram unir as forças, às quais se juntou Lépido, outro partidário de César. Estava formado o Segundo Triunvirato. E assim como fizeram antes César, Crasso e Pompeu, os três dividiram entre si o