Educação no contexto da crise capitalista contemporânea
Introdução
Este trabalho analisa a Educação no contexto da crise capitalista contemporânea, na qual a educação e os processos sociais de reprodução estão intimamente ligados. Consequentemente, uma reformulação significativa da educação é inconcebível sem a correspondente transformação do quadro social.
Para nós pedagogos em formação, a educação é a base da sociedade, partindo disto faremos um resgate das últimas décadas de crise com o sistema capitalista e os métodos utilizados pelo Estado e órgãos responsáveis, os quais buscam um aprimoramento da educação.
O tratamento metodológico está embasado em fontes bibliográficas, a pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de um tema, então, é desenvolvida com base em material já elaborado.
O artigo divide-se em duas partes: a primeira, a crise capitalista e os seus resultados principalmente no campo educacional; e a segunda, o quadro da educação nos dias atuais.
O objetivo deste artigo é fornecer informações para aqueles que buscam entender a educação no contexto da crise capitalista contemporânea considerando as deficiências e limitações do sistema, tendo por base os investimentos e programas elaborados para o funcionamento de uma melhor educação nas escolas, considerando o papel dos professores e gestores frente aos seus alunos, para reverter à ideologia dominante, trazendo assim, uma sociedade com educação de qualidade baseada na igualdade e respeito, não na desigualdade social.
1- A CRISE CAPITALISTA E O SEU CONTEXTO
O sistema capitalista tem origem na passagem da Idade Média para a Idade Moderna com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social, a burguesia. Esta nova classe buscava o lucro através das atividades comerciais.
Apesar de todos os progressos tecnológicos, o