Enfermagem
Doenças: Abscessos em diversos órgãos, endocardite, gastrenterite (intoxicação alimentar), síndrome do choque tóxico, pneumonia hospitalar, infecções de feridas cirúrgicas e sépsis.
Características: Cocos gram-positivos em agrupamentos. A maioria dos isolados produzem β-lactmase.
Habitat - Nariz e pele humana.
Transmissão: através das mãos.
Patogênese: Abscesso purulento é a lesão mais comum. São produzidas três exotoxinas:
Toxina da síndrome do choque tóxico que estimula diversas células T auxiliares a liberar grandes quantidades de linfocinas.
Enterotoxina: responsável pela intoxicação alimentar.
Toxina da Síndrome da pele escaldada: protease cliva a desmogleina de zônulas de oclusão na pele.
Diagnóstico laboratorial: esfregaço submetido a coloração de Gram e cultura. Colônias amarelas ou douradas em ágar de sangue. Staphylococcus aureus e coagulase - positivo.
Tratamento: Penecilina G para isolados sensíveis, Penicilinas resistentes à β-lactamase, como nafcilina e vancomicina. Raras linhagens resistentes à vancomicina emergiram.
Prevenção: Cefazolina é utilizada na prevenção de infecção de feridas cirúrgicas. A lavagem de mãos reduz a disseminação.
Staphylococcus epidermidis
Doenças: Endocardite em válvulas cardíacas prostéticas, infecção de articulação prostética de quadril, infecção de cateter intravascular, infecção de desvio de líquido cefalorraquiano, sépsis neonatal.
Características: Cocos gram-positivos em agrupamentos
Hábitat: Microbiota normal da pele, mucosas e membranas de humanos.
Transmissão: provavelmente as próprias linhagens do paciente causam a infecção, mas a contaminação interpessoal através das mãos podem ocorrer.
Patogênese: Linhagens produtoras de glicocálix aderem a corpos estranhos como implantes prostéticos e cateteres. Causam doença em pacientes imunocomprometidos e naqueles com implantes. É o principal causador de infecções hospitalares.
Diagnóstico laboratorial: esfregaço