natura maior empresa do seu ramo
Peru, Argentina e Paraguai, estando em fase final o surgimento da filial do México.
A empresa fatura cerca de U$ 1 bilhão por ano, conta com pouco menos de 3000 colaboradores e comercializa seus produtos através da venda direta ao consumidor. A venda direta é um elemento central e parte da definição do negócio da empresa. A extensa rede de vendas compõe-se de cerca de 250000 consultoras da Natura. Para atendê-la a empresa conta com uma central de atendimento telefônico – o Centro de Atendimento Natura – que processa algo na ordem de 2000 pedidos por dia.
A Natura é o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos do Brasil. Um intercâmbio sistemático com outros centros de excelência em todo o mundo mantém os seus pesquisadores em contato permanente com os principais avanços nas áreas farmacêutica, química e bioquímica. Em 1996, 40% do faturamento foi obtido com produtos que não existiam dois anos antes. A capacidade de inovar se tornou uma exigência deste tipo de mercado consumidor e um requisito para continuar no jogo.
No Brasil, os principais concorrentes da Natura são a Avon, que também trabalha pelo sistema de venda direta, e o Boticário, que distribui seus produtos às lojas de cosméticos, inclusive com rede de varejo com sua marca. Também há os estrangeiros como Loreal, Lâncome, Elida Gibbs, Johnson e Johnson.
Nenhum estrangeiro tem estrutura de produção em toda a gama de produtos da Natura, segundo os entrevistados. Além de líder de mercado, a empresa também foi quatro vezes considerada a melhor empresa brasileira do setor , pela publicação Melhores e Maiores da Exame – 1998, 1997, 1996, 1995
CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS
Como vimos neste trabalho, a Natura é uma empresa com forte necessidade de inovação em produtos. Essa inovação atende a fortes exigências do mercado de cosméticos, mas também responde ao desejo de