enfermagem
São Paulo
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Sabemos que o nosso organismo está sempre em constante funcionamento, para combater microorganismos que possam causar alguma patologia. Entender o que cada um dos leucócitos apresenta no combate aos antígenos, como agem, é importante para saber que o nosso organismo é uma máquina incrível trabalhando a todo o momento para manter em equilíbrio.
O Sistema Imunológico é composto de inúmeros componentes que auxiliam no combate a corpos estranhos, porém trataremos apenas dos leucócitos sanguíneos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e os linfócitos), que desempenham papel fundamental no nosso sistema imunólogico.
Leucócitos
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
Essas células são responsáveis pela defesa do nosso organismo, formando um verdadeiro exército contra microrganismos patógenos e qualquer outra substância estranha que venha a se instalar em nosso corpo, como: vírus, bactérias, parasitas ou proteínas diferentes do corpo. Os leucócitos também são responsáveis pela limpeza do organismo, destruindo células mortas e restos de tecidos [1].
Leucócitos Sanguíneos
Neutrófilos
Os neutrófilos fazem parte da porção do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo. Eles são responsáveis por envolver as células doentes matando-as a seguir e são especializados no combate à bactérias e fungos. A correta interpretação de seus valores no sangue pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças [2].
FUNÇÃO: Exercem a função de defesa através do processo de fagocitose. Em outras palavras, significa que estas células possuem a capacidade de englobar e digerir partículas estranhas. Quando detectam a presença de invasores no organismo, ou até mesmo moléculas produzidas por tecidos danificados. As