enfermagem
Trata-se de SCP, sexo masculino, 70 anos, viúvo, Católico não praticamente, 5 filhos e 2 netos, aposentado , natural de Governador Valadares – MG. Relatar que sua profissão anterior era comerciantes de pedras preciosas. Deu entrada no hospital X as 05:00 da manhã após avaliação geral com exames complementares em andamento foi direcionada para o CTI quadro clínico: PM comunitária.
NECESSIDADES DE SAÚDE:
HAS não controlado, não soube informar as medicações que utiliza, DM, em uso de insulina NPH 10un pela manhã. Relata beber socialmente – na hora do almoço 1 copo de pinga e os finais de semana cerveja. Nega tabagismo ou alergia a medicações.Nega qualquer internação prévia hospitalar. Padrão de sono e repouso insuficiente a mais ou menos 1 semana e meia , devido à freqüentes a episódios de dispnéia, tosse produtiva e fraqueza no corpo. Padrão intestinal regular. Não refere problemas para urinar ou evacuar.
NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS
Vive em casa própria com uma filho mais novo . Faz caminhada periodicamente , mas devido ao cansaço físico e a falta de ar mais ou menos 1 semana e meia parou de realizar tal atividade. Tem uma vida social preservada. Uma vez por semana encontra com os amigos e almoço de família todos os domingos.
NECESSIDADES ESPIRITUAIS
É católico não praticante. Vai a missa esporadicamente com a família. QUEIXA PRINCIPAL (QP): cansaço aos mínimos esforços, tosse produtiva, fraqueza muscular. Sonolência intensa.
HISTÓRIA PREGRESSA (HP): Há mais ou menos 1 semana e meia , iniciou com tosse produtiva , coriza respiração ruidosa, fraqueza aos mínimos esforços. Ficou de repouso, sendo orientado pelo filho mais velho a tomar antipirético, e a ingerir bastante liquida. Foi acompanhado pelo filho mais novo até hoje. Apresentando uma piora progressiva do quadro durante este tempo. Hj pela madrugada houve uma piora acentuada no padrão cardiorespirátorio e febre. Por volta das 05:00