enfermagem
O músculo trapézio é o mais superficial dos músculos da região posterior da coluna cervical, estende-se desde o osso occipital até a 12º vértebra torácica revestindo, desta forma, a parte posterior do pescoço, superior e dorsal dos ombros e a parte superior do dorso. É um músculo amplo, plano e triangular. E como o próprio nome sugere, seu formato lembra um trapézio. Suas funções são importantes para o equilíbrio funcional da cabeça e dos ombros.
A origem do músculo Trapézio dá-se na porção posterior da cabeça (protuberância occipital externa) e na metade superior da coluna vertebral (ligamentos supra-espinhais das 12 vértebras torácicas). Desta linha de fixação, todos os fascículos musculares convergem, lateralmente, vindo a prenderem-se nos ossos da cintura escapular (extremidade acrômica da clavícula, acrômio escapular e espinha da escápula). Por motivo didático, a maioria dos autores dividem esse músculo em três partes, são elas:
Parte descendente, com origem na escama do occipital(entre as linhas nucal suprema e superior), processo espinhoso das vértebras cervicais superiores, com inserção no terço acromial da clavícula, sendo responsável por abaixar a escápula e fazer a rotação para baixo, cobre os músculos semi-espinhal da cabeça, esplênio da cabeça e levantador da escápula;
Parte transversa, tem origem nos processos espinhosos das vértebras cervicais inferiores e vértebras torácicas superiores, insere-se no acrômio e realiza a adução da escápula, cobre a parte superior dos músculos serrátil póstero-superior, rombóides (maior e menor) e supra-espinhal;
Parte ascendente, origina-se nos processos espinhosos das vértebras torácicas médias e inferiores, mantém a articulação do ombro e o braço, levanta a escápula e gira-a para cima¸ encobre a parte inferior do músculo rombóide menor, uma parte do músculo infra-espinhal (algumas fibras originam-se na aponeurose de inserção do MT), músculo grande dorsal e músculo deltóide.
“O músculo