Enfermagem
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
Manual do
Usuário de
Informática
SEE/FDE
São Paulo, 2010
dd
Apresentação
Prezada Diretora, Prezado Diretor
Para facilitar o trabalho de professores, educadores, técnicos e gestores que têm contato com equipamentos de informática nas escolas da rede pública estadual de ensino, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (DTI/FDE) elaborou este roteiro, com dicas e sugestões de boas práticas sobre o uso, a manutenção e o funcionamento de computadores, impressoras e outros periféricos.
Também há orientações de como usar melhor as principais ferramentas disponíveis na internet, como os sites de busca ou o e-mail, além de importantes indicações sobre segurança na preservação de informações e redes.
Este trabalho não tem a intenção de formar especialistas em informática mas, sim, espera oferecer subsídios para tornar mais fácil e eficiente a relação dos profissionais da educação com a informática, permitindo o melhor aproveitamento de todos os recursos que as tecnologias podem oferecer, tanto na área pedagógica quanto na administrativa.
As dúvidas ou problemas que não puderem ser sanados pelas explicações disponíveis neste roteiro deverão ser encaminhadas diretamente à FDE, a partir da abertura de chamados técnicos, conforme orientação disponível neste material. É o caso, por exemplo, de ocasiões em que seja necessária a troca de peças ou outras intervenções nos equipamentos
(hardware), que exigem consulta à Fundação para avaliação técnica.
Vale lembrar, também, que é importante consulta à FDE caso haja necessidade de aquisição de computadores, impressoras, notebooks ou quaisquer equipamentos de informática.
Conhecer melhor os instrumentos e ferramentas de trabalho é uma importante forma de garantir que toda a rede pública estadual de ensino possa prestar serviços com