Contabilidade
Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá
1º Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis
Vice-Presidente e Ouvidor Geral da Academia Nacional de Economia Conquista do mercado de trabalho
A conquista do mercado de trabalho é uma aspiração e ao mesmo tempo uma necessidade para o profissional.
Seja qual for o ramo de atividade são fatores para que o sucesso ocorra que existam, a um só tempo, três desempenhos nas áreas de: QUALIDADE
PREÇO e
MOTIVAÇÃO
Tudo se inicia, entretanto, com uma capacidade que enseja a ocorrência de todos esses elementos, porque nasce dentro de cada um.Tal força é a da concentração. Concentração como força interna
O conceito de “concentração” varia de acordo com a matéria que se tem por objeto tratar.
Desta forma, tal termo é aplicado em vários ramos ao sabor do interesse de cada um; na astronomia (referindo-se a galáxias), na química (relativo à saturação), no esporte (referente à reunião de atletas), na física (alusivo a convergência de forças).
Perante a Ética, todavia, a “concentração” representa o poder de recolhimento intenso dentro de nós mesmos, a mais viva atenção, quer própria, quer em favor de nossos semelhantes, a aplicação exclusiva para com uma tarefa.
A reflexão, uma das propriedades essenciais do espírito, exige que nos concentremos quando empreendemos a busca de indagações, respostas a dúvidas que possuímos, ações futuras que desejamos empreender, ideais que alimentamos e projetos que aceitamos desenvolver.
Diante de problemas, de encargos de alta responsabilidade é importante, pois, evitar tudo o que seja dispersivo.
Quem começa muitas coisas ao mesmo tempo corre o risco de não realizar nenhuma delas ou de faze-las todas imperfeitas.
Diante de uma responsabilidade que assumimos é necessário que se dê a ela uma aplicação competente e isto exige também uma dedicação intensa.
Do aprendizado até a prática da vida torna-se exigível uma densa atenção.
Os