enfermagem pra idosos
O envelhecimento é o processo normal das alterações relacionadas com o tempo, começando desde o nascimento e continuando ao longo do tempo, sendo considerada a fase final do período de vida (HAMILTON, 1994). O Brasil está passando por uma rápida transição demográfica como resultado das progressivas quedas nas taxas de fecundidade e de mortalidade, assim a camada da população mais jovem diminuiu, e a mais velha aumenta de forma acelerada e como resultado têm-se o envelhecimento da população ( LEBRÃO; DUARTE,2007)
A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que há mais pessoas com mais de 65 anos do que crianças com menos de quatro anos. De acordo com dados do Censo 2010, realizado pelo IBGE, o idoso tem adquirido maior qualidade de vida e por isso tem vivido mais e melhor. Além disso, em relação ao ano 2000, a representatividade dos grupos etários diminui para todas as faixas com até 25 anos e aumentou nos outros grupos. A população com 65 anos ou mais de 5,9% em 2000, passa para 7,4% em 2010. (IBGE, 2010).
O Brasil é o sétimo país do mundo em número de idosos e deve chegar a sexta posição antes do ano 2025, e neste período em cada três indivíduos um terá mais de 60 anos, ocorrendo também o aumento da expectativa de vida. Nos países desenvolvidos a expectativa de vida ao nascer é em torno de 79 a 83 anos e em países em desenvolvimento como Brasil em torno de 5 a 10 anos a menos.( Wolff, 2009)
Este índice de envelhecimento aponta mudanças na estrutura etária da população brasileira, que ultrapassam as pirâmides etárias e se caracterizam no lugar onde cada uma dessas pessoas idosas vive. Atualmente uma pessoa com 65 anos além de se preocupar com a saúde, está querendo cada vez mais estar engajada na sociedade, reapropriando-se dos espaços que ajudou a construir ao longo da sua vida.( IBGE,2010). O aumento da expectativa de vida cresce com a vivencia, o índice de habitantes saudáveis e de lazer mantendo o sujeito