ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS BÁSICOS NA PREVENÇÃO DE ÚLCERA DE PELE POR PRESSÃO, EM IDOSOS ACAMADOS EM AMBIENTE DOMICILIAR.
TEMA
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS BÁSICOS NA PREVENÇÃO DE ÚLCERA DE PELE POR PRESSÃO, EM IDOSOS ACAMADOS EM AMBIENTE DOMICILIAR.
PROBLEMA DE PESQUISA
Como a atuação do enfermeiro na prevenção de UPP beneficia o idoso acamado em ambiente domiciliar?
OBJETIVOS
GERAL
Realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos relacionados a cuidados e prevenção de UPP em idosos acamados em ambiente domiciliar.
ESPECIFICO Demonstrar como os cuidados básicos de enfermagem podem auxiliar na prevenção de UPP em idosos acamados.
Justificativa
Podemos observar a importância dos cuidados básicos de enfermagem na prevenção de ulceras de pele por pressão em idosos acamados. A necessidade da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e a utilização dos protocolos de prevenção e tratamento a esse idoso, hoje a qualidade do atendimento de enfermagem é observada pelo tratamento dado ao paciente. A prevenção é o melhor caminho pra devolver a independência para esse idoso, o uso da escala de Braden, ainda que pouco usado pelas equipes de enfermagem, é o método de prevenção que melhor identifica os ricos que esse idoso apresenta para desenvolver a úlcera de pele por pressão.
Em vários artigos usados para pesquisa, pude ver existe uma enorme necessidade de conhecimento sobre o assunto junto aos profissionais de enfermagem, tanto na prevenção quanto no tratamento das ulceras de pele por pressão. A necessidade de conhecimento e da utilização dos meios disponíveis para avaliação da pele desse idoso e avaliação de risco é evidenciada por vários autores como o maior problema na prevenção.
Revisão de Literatura
Segundo Fabio Nasri (2008) o processo de envelhecimento resulta da diminuição da fecundidade e não da diminuição da mortalidade. Devido o aumento de idosos na população o sistema de saúde tem se reorganizado para proporcionar melhores cuidados, já que necessitam de atenção devido o aumento de doenças crônicas e