As Habilidades da Língua - Tratamento Didático
Jorlana Saraiva
Introdução
O presente trabalho aborda como as habilidades de comunicação: audição, fala, leitura e escrita devem ser trabalhadas em sala de aula.
Na construção do conhecimento do aluno a língua portuguesa entra como um instrumento principal, ela deve ser levada expansão das possibilidades do uso de uma língua porém já conhecida e dominada em sua variedade oral.
1. Tratamento da Oralidade: Uso e Formas
Ao expor o aluno em uma atividade oral, devemos ter cautela tanto ao aluno exposto quanto aos que assistem, para que ambos ajam com respeito uns aos outros. Por isso que, o trabalho em grupo é essencial para que a exposição seja algo positivo para ambos os lados.
1.1 Diálogo
Para ocorrer um diálogo se faz necessário haver dois interlocutores. Deve-se haver compreensão e compreender de quem está falando e de quem está ouvindo.
Sugestão de Atividade
Chamar dois alunos e um deles irá falar de um tema. E o outro caberá ouvir e dá sua opinião ou resumir o que entendeu.
1.2 Entrevista
É quando duas pessoas ou mais fazem perguntas a outras pessoas a fim de obter respostas coerentes ao que se foi perguntado.
Sugestão de Atividade Elabore um questionário com 7 perguntas e escolha alguém para fazer a entrevista.
1.3 A Reunião/ Discussão
É onde todos se reúnem para discutir um tema, tomar decisões, ouvir opiniões, favorecer a participação de todos e fazer um resumo de tudo que se foi falado ou decidido.
Sugestão de Atividade
Abrir sempre uma discussão para que em grupo haja a reunião para que se tenha uma tomada de decisões em conjunto e pacífica.
1.4 O Brainstorming (Tempestade Cerebral)
É um método que estimula a criatividade individual de cada pessoa em um grupo. Visa colher cada ideia a um dado evento, tema ou atividade a serem desenvolvidos e absorver as mais viáveis, claro que nenhuma ideia deverá ser criticada.
Sugestão de Atividade
Elabore um evento ou