enfermagem hist
1 O artigo intitulado: Competências essenciais presentes em frigorificos brasileiros Exportadores para a Europa: Um Estudo Multicaso, foi escrito pelos autores: José Stamato Neto e Rosane L. Chicarelli Alcantara na Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 1, p. 180-207, jan./mar. 2013. p. 181. Veja os trechos retirados deste artigo e responda as questões que seguem:
Num contexto de economia mundial em constante e rápida evolução, a comercialização de bens e serviços se faz em ambientes cada vez mais complexos e instáveis. O conhecimento dos mercados, particularmente dos distribuidores, consumidores e dos arranjos de comercialização utilizados, ou que possam a vir ser implantados, torna-se fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de empresas (PALACIOS; SOUZA, 2004).
Prahalad e Hamel (1990) consideram que as competências essenciais são resultado do aprendizado coletivo da organização, especialmente do aprendizado relacionado ao como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar as múltiplas correntes de tecnologia. Isso, de acordo com Hoskisson et al. (2004), pode proporcionar a base para a criação de vantagens competitivas sustentáveis. Dal-Soto, Paiva e Souza (2007) e Knight e Cavusgil (2004) colocam a que internacionalização das empresas é um processo de aprendizagem apoiado em uma combinação de recursos e competências. Para Dal-Soto, Paiva e Souza (2007) essas competências podem ser agrupadas em três: (a) domínio da tecnologia de processo; (b) capacidade de entender os mercados e (c) a habilidade de agregar parceiros. Knight e Cavusgil (2004) destacam como competência importante a influencia dos distribuidores estrangeiros junto aos seus mercados.
Outra definição aponta que as competências essenciais são recursos intangíveis que são difíceis de serem imitados pelos concorrentes. São também recursos essenciais para que a empresa possa prover produtos/ serviços diferenciados em relação a