Enfermagem compressas
A termoterapia é o tratamento baseado no uso de meios físicos como as bolsas quentes ou geladas.
O esfriamento de uma área do corpo provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos (ao que se chama de vasoconstrição) e diminui a chegada do processo inflamatório - caracterizado por três sinais: inchaço, calor e vermelhidão.
O aquecimento relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos e melhora a circulação ao que se chama de vasodilatação), auxiliando na remoção do processo inflamatório.
Ambos os tratamentos melhoram a dor, porém cada um é indicado para um determinado tipo de situação.
Quando usar:
Bolsa de gelo: é desejável utilizá-la nos traumas, para evitar a inflamação exagerada. Os pacientes com osteoartrite (desgaste da cartilagem) tendem a se beneficiar com a bolsa gelada. Elas podem ser aplicadas no peito, na cabeça, no pescoço, no abdome, na espinha etc. Quando as aplicar na cabeça, coloque-as firmemente sobre a região a ser tratada, especialmente sobre a fronte e acima dos ouvidos. Se o paciente estiver na cama, proteja o travesseiro com um plástico coberto por uma toalha; se colocar compressas sobre o abdome, proteja a roupa do paciente e os lençóis com toalhas felpudas.
1.Molhe uma toalha em água gelada, torça-a para que não fique gotejando e aplique no local. Substitua a compressa antes que esquente. Quanto mais grossa for a compressa, mais tempo levará para esquentar.
2.Quebre gelo em pedaços pequenos, envolva em uma toalha e coloque dentro de uma bolsa apropriada e aplique no local desejado. Não deixe a compressa esfriar demasiadamente o local. Remova-a cada quinze minutos, faça fricções no local com a mão até esquentar a pele e aplique novamente a compressa.
Para lesões na pele, como arranhões e inchaços devido a pancadas, coloque algodão embebido em água vegetomineral sobre a machucadura.
Para irritações ou inchaço nos lábios e nos olhos, coloque mechas de algodão embebidas em água boricada.
Para