banho no leito
A higiene corporal do ser humano é de extrema importância em qualquer circunstancia, estando ele saudável ou doente.
Porem para o acamado que esta impossibilitado de se locomover, não é uma tarefa fácil, necessitando assim do banho no leito, onde o profissional de enfermagem estará capacitado para esta tarefa, usando de suas habilidades e treinamentos adquiridos para que o paciente se sinta confortável e que este, não venha adquirir, pela falta de higiene uma infecção que possa agravar o seu quadro podendo levá-lo até o óbito.
SOUZA(1978) Afirma que a limpeza da pele durante uma doença é mais importante do que no estado normal.A pessoa confinada ao leito esta privada dos exercícios físicos que serve para estimular a circulação.Portanto, o banho com a fricção cutânea estimula a circulação, substituindo o exercício um dos fatores essenciais na manutenção da saúde, além de conservar o paciente sempre limpo e confortável.
SITOMAS
É o método utilizado pela enfermagem para realizar o banho em pacientes acamados. Consistindo na lavagem de toda parte da superfície corporal de forma a satisfazer as necessidades de higiene e conforto.
FINALIDADE
A finalidade do banho no leito é proporcionar conforto e bem estar, remover odores desagradáveis, limpar a pele, promover relaxamento muscular, favorecer a transpiração, aliviar sensações de fadiga e desconforto na posição permanente e da umidade produzida pelo calor.
OBJETIVOS
Proporcionar higiene e conforto.
Estimular a circulação, a respiração cutânea e o exercício.
Manter a integridade cutânea.
Fazer observação física do doente.
Favorecer/estimular a independência do doente.
PREPARAÇÃO DA PESSOA E DA UNIDADE
O horário deve ser adequado assegurando a privacidade do paciente e desimpedindo a zona de trabalho.
Devem verificar-se as condições ambientais da unidade: temperatura, ventilação, iluminação...
A sua execução é dependente de uma consulta ao processo e plano de cuidados no sentido de se