BANHO NO LEITO
1.0. RESUMO
Realizou-se, uma aula pratica sobre banho no leito, onde foi abordado procedimento de banho em clientes incapazes de realizar esta atividade, o objetivo foi treinar os alunos para a prática do procedimento, em que envolve uma técnica onde se faz a higienização total ou parcial do corpo do cliente, a fim de satisfazer as necessidades de higiene, onde se inclui também a massagem corporal, parcial ou total para que se possa promover a circulação sanguínea. Os resultados da aula foram satisfatórios, pois foi possível vivenciar, praticar e auxiliar o banho no leito.
2.0. INTRODUÇÃO
Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Enfermagem da Associação de Ensino Superior do Piauí - AESPI, que ocorreu em 03 de maio do ano corrente, na presença da professora Keila R. De Albuquerque da turma “Q” do curso de Enfermagem, 5º semestre. Este relatório tem como objetivo, analisar, correlacionar teoria e prática, planejar, destacar dificuldades e comentar os resultados obtidos a partir do procedimento executado. Portanto, o banho no leito consiste em banhar o paciente, no seu leito, quando este se encontra acamado e impossibilitado de fazê-lo.
"O banho no leito é muito mais que um procedimento básico de enfermagem, é uma necessidade humana essencial para pessoas que precisam de repouso absoluto ou cuja locomoção está afetada". (OGASAWARA, 1989)
3.0. OBJETIVOS
Tem-se como objetivo principal vivenciar o trabalho em equipe, dividindo responsabilidade e crescendo com as oportunidades que nos são dadas, bem como situações cotidianas de ensino e aprendizado. Os objetivos do procedimento são de grande amplitude e assim enunciados como:
Estimular a independência do cliente.
Familiarizar-se com os materiais
Proporcionar conforto e higiene.
Agregar conhecimentos básicos da função da enfermeira no procedimento.
Aprofundar nossos conhecimentos a respeito do Banho no Leito
Analisar o preparo, os cuidados e a