Enfase nas tarefas
No começo do século XX com foco na eficiência e eficácia operacional na administração industrial iniciou-se a Escola da Administração Científica pelo engenheiro Frederick W. Taylor, onde foram aplicados os métodos científicos de observação e mensuração aos problemas da Administração.
Devido a sua experiência na linha de produção de uma empresa Taylor passou a dedicar-se a uma rigorosa observação dos métodos usados pelos operários. Ele tinha como objetivo, através de seus estudos, acelerar o processo produtivo com qualidade, com a aplicação dos métodos científicos obteve simplificação e padronização, tornaram o trabalho mais eficiente, assim fragmentando as tarefas para permitir a especialização do trabalhador.
Produção em Massa
Ford utilizou as técnicas inovadoras da Administração Científica para aprimorar o processo produtivo de sua empresa, tendo assim sua produção em massa, resultando em automóveis populares e acessíveis a todos e ainda causou uma revolução industrial, que tiveram de aprimorar seus métodos, com baixo custo e qualidade e ainda tornou melhor o salário para os operários.
Padronização
É o processo de desenvolvimento de normas técnicas, empregadas para desenvolver os melhores padrões para determinados propostos, aumentando a eficiência operacional e reduzindo os custos de produção.
Com base em buscar produtividade sempre maior, a Administração Científica concentrou-se na tecnologia da produção em massa e seus princípios, sendo eles:
• Padronização: Padronizar as máquinas e equipamentos de produção em seu arranjo físico e disposição racional para produzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo.
• Racionalização do Trabalho: É a aplicação da Administração científica ao trabalho do operário.
• Ritmo: Movimento ordenado do produto em uma serie de operações planejadas.
Com base de que a tecnologia de produção em massa somada com a técnica de estudos de tempos e movimentos resolveria todas as questões de